sexta-feira, julho 14, 2006

A saga da piscina: parte final

Ontem lá fui com o puto à piscina :) bem se posso chamar aquilo piscina porque no meu dicionário podería chamar-lhe o paraíso da água! ora pois que tinha piscinas de massagens com água, todos os tipos de jacto, sauna, banho turco, escorregas........... foi a cégada! no final acho que estava 10 anos mais nova :) e agora que TODOS queremos lá voltar?

Ora toma lá que é para te calares!

beijos com sabor a luar com romã

Tânia da lua

quarta-feira, julho 12, 2006

Assim muito rapidamente...

Estava aqui a ler alguns posts antigos e vi um para a Joaninha a perguntar-lhe se ela estava à espera que eu ficasse morena no meio da neve e da chuva... isto foi quê? há pouco mais de dois meses.

Pois para vossa informação há umas três semanas está um calor que não e aguenta! e caso não tenham reparado pelas fotos mais recentes eu devo informar-vos que estou mesmo bronzeada... tururu tururu ;) fogo nem sabem como é bom dizer isto :)

Beijos com sabor a lua com mel :) pq não? talvez se inspirem e começem uma nova geração! :b

Tania da lua

Menina Flôr


Eu já sabia há algum tempo que isto ia acontecer... mas foda-se que não é por isso que doi menos! :(

Saí de "casa" a chorar e estou com um mau humor que ninguém me atura... é como ter uma espada espetada no coração, vos digo!

a minha "menina flor" já foi... partiu com o namorado esta manhã. Enviaram a bagagem com uns convidados para Vilnius e foram os dois à boleia :)

A lingua Lituana pronuncia-se muito perto do Russo e como tal do Português. Têm os ch e os nh o que faz com que soe tudo ao mesmo...

Mas haviam de ver a minha cara quando ela pela primeira vez leu "Tania na lua"...com uma perfeição que fiquei a olhar para ela... Agora passa a vida a trautear musicas brasileiras que tenho e mesmo sem perceber nada diz as palavras com uma perfeição que podia passar por portuguesa :)

A canção favorita dela é "menina flôr"... e por coincidencia ou não, acenta-lhe mesmo bem!

A Renata é dotada de uma energia e uma alegria que me faz lembrar alguém, sabem quem? ;)

Foi ela que me convidou para ficar no hostel e desde o inicio se mostrou uma verdadeira amiga... é claro que houve as suas alturas menos boas mas como em todas as famílias no fim estavamos sempre uma pela outra...

Ela vai fazer-me falta...agora é só rapazes no meu hostel...tenho sp a agnese mas ela está noutro hostel.

Um beijinho muito grande para a Renata...que as estrelas a iluminem e a vida lhe traga tudo de bom (porque ela merece)

Um beijo com sabor a rosas com compota para a minha menina flôr.

Tânia da lua

A Família, a família

Tenho o prazer de vos apresentar os benjamins da família ;) ora bem, à minha esquerda, Julian, Neo-Zelandês e à minha direita, Daniel, Australiano. Na fotografia é ainda possivel ver alguns parentes por "casamento" :) à esquerda de verde Bjorn, o namorado da Renata e sentada com o Hugo a doce Keia, sua namorada. Na foto, mas escondido, está ainda o futuro membro da família :) sem sabermos ainda se é rapaz ou rapariga adivinhem onde está? :).
Outra coisa...gostam do corte de cabelo do Artur? aaahhhhhhhhhhhhh pois sim, que fui eu.


Beijos com sabor a núvens com melancia e... vodka ;)

Tania da lua

Presentes...


Com planos de nos voltarmos a encontrar mas com a incerteza no coração de que nunca venha a acontecer, os amigos trocam presentes... Como que para que a outra pessoa tenha a certeza do quão especial é ou talvez apenas para nós termos a certeza de que um bocadinho de nós também vai ou fica...

A Renata partiu... mas eu também ganhei um presente :) ela sabia que eu gostava daquela mala e que a minha estava na sucata e por isso, embrulhado num saco plastico do lixo, recebi um presente que me deixou de lágrimas nos olhos...

Engraçado... quando escrevo em Português penso que sou mais sincera... en inglês é quase só informativo lol.

Tânia da lua

Festa de despedida da renata :(




terça-feira, julho 11, 2006

O movimento pode expressar aquilo que dificilmente conseguimos fazer com palavras...
Permite-nos manter a nossa individualidade enquanto interágimos com o próximo numa dança qualquer...

Saga da Piscina: Parte II

Depois de ter ficado no escritório mais duas horas a ver se me escapava da piscina lá fui para o hostel. Pouco depois chegou o Artur e decidimos ir beber umas cervejas porque não se aguenta com o calor...

Eles dizem que este calor não é normal...mas agora reparem: por não ser normal ninguém tem ar condicionado pois então passo o dia no escritório com uma ventoinha minuscula, janelas abertas mas não se aguenta.... e é a noite toda pois... não é como em Portugal que à noite temos de por o casaquinho pq está uma brisasinha...é mesmo abafado!

Pois então as cervejas :) Eu orgulho-me muito de dizer que as minhas melhores amigas são raparigas e para falar a verdade nunca entendi muito bem as raparigas que dizem que os melhores amigos são rapazes. Para mim isso é treta... Como rapariga é impossível estar á espera que um rapaz me perceba melhor que alguem meu semelhante. E é claro que tenho bons amigos rapazes mas não é para eles que corro quando preciso, talvez porque não confie muito nos homens... nem no meu papá de quem gosto tanto. lol mas aqui é diferente...quando preciso de algo por exemplo corro para o sergio e o Tiago e eles tratam-me como se fosse uma princesinha, não tenho do que me queixar.

Mas não só,então, acho que percebi que depende das circunstâncias... no hostel é só rapazes desde o staff aos viajantes a maíoria são do sexo masculino e por mais de um mês a Renata esteve na Lituânia e era só eu e eles... chegou ao cumulo de ser mesmo a unica rapariga no hostel inteiro!! E não é que desenvolvemos uma amizade impressionante? somos como irmãos... e se eu digo ao Artur para irmos beber uma cervejola não há aquela tensão do "ele pode pensar que" ou "será que ela pensa que"...

Que grupo fantástico! sempre uns pelos outros, "hoje saiu eu, amanhã sais tu que eu não tenho feito nada"... e os stresses minimos que houve curaram-se com bisnagadelas ;)

As cervejolas beberam-se no teatro van krahl, teatro durante o dia grandes festas à noite, concertos, drum... falámos sobre as nossas vidas, conhecemo-nos melhor, entendomo-nos, apoiámo-nos, rimos... Aquilo que eu esperava de um irmão que insiste em ser exactamente o oposto.

Já meios tortos e umas horas depois fomos para o hostel e quando entro está o puto (O tal) a perguntar-me onde é que eu estive que tinha esperado por mim para ir à piscina e que eu não tinha aparecido...que o pai dele me tinha ligado e eu não tinha atendido e que gostava mesmo de ir comigo, que não sabia porquê mas achava que gostava mesmo de ir comigo, que puta de pressão... e pergunta-me, olhando para o monitor da recepção assim: Tânia, isto é português? e qual não é o meu espanto quando vejo o meu post de ontem...a falar sobre o pai dele e afins...caiu-me tudo :) não é que tenha problemas pois depois de umas historias que não achei piada holandes já me disse para não ter problemas em ser "Portuguesa" :) mas é mais pelo miudo...não quero que pense que não gosto dele, porque eu adoro o miudo... é esperto como tudo :) mas não só...são sempre os pais mais otários que têm os filhos mais espetaculares e depois da minha linha de vida é impossível não sentir compaixão por crianças assim...

Mas não deixa de ser uma pressão que não entendo... Eu já tenho idade para ter os meus próprios filhos se quiser, não?

Pois se estivesse sozinha acho que iria pensar que estava maluca mas a familia estava na mesma sala quando o puto pressionou e o artur estava no quarto comigo quando o pai voltou a cobrar os telefonemas não atendidos e as perguntas que evito responder até ao meu próprio pai... O Artur é tão boa pessoa que disse que ia comigo à piscina mais o puto... até respirei fundo.

6h30 não conseguia dormir mais... um vazio inexplicável substituiu as certezas e farta de olhar para a cara do John, que dorme ao meu lado, levantei-me, arranjei-me para ir trabalhar fui comprar o pequeno-almoço e sentei-me na cozinha a ouvir Yan Tiersen (o que já não fazia há algum tempo) a pensar na velocidade com que tudo está a acontecer... Um geólogo americano de perto de Seatle que supostamente só ia ficar por uma noite e ficou uma semana veio sentar-se comigo e ficámos na palheta... quase que já faz parte da mobilia :)

A Renata e o namorado partem amanhã para Vilnius...outravez :( Ofereci-lhe um dos meus vestidos... ela está sempre a dizer que gosta das minhas roupas e caramba eu não preciso de dois vestidos verdes :)

Daqui a pouco mais de uma semana vou de férias outravez... que semana mais longa :)

Beijos com sabor a ..... huummmmm universo com pastel de nata

Tânia da lua

segunda-feira, julho 10, 2006

La vie est belle pour peu qu´on la vive...

Com o passar do tempo e a maioría do grupo intácto é impossível não considerar que tenho uma família e que vivo numa casa :)


Sexta decidi descansar :) Depois de ouvir umas musiquinhas boas que o vento doce me soprou de terras lusas senti em mim uma nostalgia dividida de quem ja se habituou à nova família e aperta sempre que penso que os vou deixar e de quem deixou, também, tanto para trás.


Uma noite bem dormida no quarto comum ao som da espanholada que nos chega todas as noites do Havana club e que, para ser honesta, traz uma atmosfera unica ao lugar e sábado acordei com uma energia inigualável.

Ao som do Bouré que dizia e repetia "La vie est belle pour peu qu´on la vive..." que ao bom português poderá ser traduzido como "A vida é bela para quem faz por ela" mas que em francês significa mais "A vida é bela se lhe deres uma chance" dancei com a minha vassoura enquanto limpava a cozinha e estendia os lençois...exactamente como em casa :)

Após a faxina matinal, com a letra do bouré a ecoar na minha cabeça, um sorriso nos lábios e a certeza de que tudo vai correr bem no coração saí em direcção à praia mas sem saber muito bem porquê decidi virar e rumar à parte menos apetecida da cidade: O mercado Russo.

Penso que ainda não vos falei disto... há uma parte da cidade em que tudo custa a metade do preço, onde só se vêm russos, nem sempre com o melhor aspecto e quase sempre bebados e onde existe também um mercado que quem vê de fora não se atreveria a lá entrar mas uma vez lá dentro...é um mundo!e quando pensas que o mundo acabou... viras uma esquina e tens outro mundo :) desde vegetais cozidos pelo sol, a roupas em segunda mão, maquinas fotográficas antigas, carrinhos de mão cheios de carne ao ar livre... enfim um sitio que nos deixa a pensar mas, claro do mais exotico.

Embora se saiba que não é muito bom andar por lá é claro que eu já lá vou desde que cheguei :) ao mercado nem tanto mas a um bar que serve comida russa muita boa e muita barata... ao inicio evitava ir sozinha mas agora ;) nunca fui de deixar de fazer nada por ter medo...

A visita ao mercado mostrou-se produtiva depois de comprar uma saia mesmo gira por 1.50€... não pude deixar de notar o sorriso de aprovação de uma velhota Russa que ia a passar e o seu dedinho esticado como quem diz "muito bem".

três horas depois lá segui em direcção à praia :)

À noite... bem à noite já sabemos o que aconteceu! no jogo com a frança encontrei uns tugas numa disco que me deram uma bandeira e que no final acabou por vir comigo para o hostel. No dia do jogo pendurei a bandeira na janela com um papel a dizer "Aqui há bacalhau" :) mas nem assim atraí portuguêses ou dei sorte à nossa selecção :ob mas achei piada porque agora a lituana colocou a bandeira a cobrir a mesinha do multibanco...não há que enganar! há portuguêsa no território!

Domingo foi sem dúvida um dia de família :) o John ficou a tomar conta do hostel e fomos todos até à praia. O bom de as distâncias serem tão curtas é que bem perto da cidade podemos ter acesso a praias bonitas com pinhal como cenário. O Artur ofereceu a bola e foi uma brincadeira pegada toda a tarde, mas o tempo passou rápido e era hora de voltar para casa, fazer o jantar e ver a bola!

VIVA A FRANÇA... depois da nossa derrota estava mais que decidido que iria suportar a frança... "pela família e para a família"

Bem...como isto já vai no ponto em que a família partilha o shampoo, o leite,se algum gajo nos chateia à noite os rapazes vêm em defesa, vemos se os mais novos estão em casa de manhã e tal também já chegámos a ponto e que pelo menos uma vez por semana eu cozinho para eles... ;) como tinhamos pão que nunca mais acabava lembrei-me de fazer uma açorda. O Artur ofereceu as cervejas e eu a paparóca.

Não me lembro da última vez em Portugal que comi açorda...para ser honesta nem sou grande fã. Puxei pela memória de tantas vezes ver a minha avó a cozinhar açorda e de taxos na mão comecei a trabalhar no pitéu :)

À conta dos pitéus já recebi umas quantas propostas de casamento :) mas estes gajos querem uma esposa ou uma cozinheira??? lol eu mando-os sempre ao restaurante!

Agora um à parte, por falar em casamento... pelo que vejo aqui no hostel o mundo não está muito habituado a ver pessoas que n~minimamente fazem de tudo. neste caso específico o que sentia por vezes é que como limpo, cozinho, preocupo-me com o bem estar dos meus :) e dos convidados penso que me substimavam um pouco... pois meus caros deixem-me dizer-vos que ficaram todos a bater mal quando me convidaram para jogar um jogo de estrategia financeira que pelo que percebi já jogavam há algum tempo e eu ganhei umas poucas de vezes sempre com golpadas de mestre! estava toda babada...

Bem mas hoje vinha a pensar se às vezes não é melhor passar por estúpida... se calhar é por isso que as miudas aqui representam esse papel tão bem :)

Já não bastava o outro tótó, que por acaso só é dono de todos os hosteis backpackers nos balticos e sócio do holandês neste onde estou, andar-me a chatear a bitola e como ja percebeu que não leva nada agora usa o filho, querem acreditar? como nunca quero estar só com ele agora pergunta-me se eu quero ir a praia com o puto ou se quero ir à piscina com o puto pq o puto gosta muito de mim... olha pois não é por lhe fazer as vontades todas que bem me farto de ralhar com ele para ter o sitio onde dorme limpo mas então... É POSSIVEL??

pois então, não é que um dos amigos do holandês que é conhecido da casa, um inglês, agora anda com umas conversas que não lembram ao menino jesus? que não percebo...anda tudo carente ou quê? mas o mais bonito é a maneira que eles arranjam... então este otário agora só me fala de dinheiro e do dinheiro que vai ganhar com o website que está a fazer e no caminho para a praia passámos por uma zona de casas todas giras com jardim e bla bla bla querem crer que me veio ao ouvido dizer que ia comprar uma casa ali com o dinheiro do website...eu já não o podia ouvir...

Mas o mais giro é que não sei o que estes gajos pensam! saber até sei...que eu sou estónia, mas eu não sou e a mim ninguém me compra! nem com dinheiro, nem com criançinhas indefesas...olha a merda!

Burros que nem uma porta não percebem que eu só quero uma cabana na lua, liberdade e ser feliz!

O fim-de-semana acabou com a desilusão da frança e do Artur... cansados de um fim-de-semana em família mas sempre, sempre cheio de aventuras, subimos ao nosso anexo no telhado, falámos de sonhos, esperanças, mal-dissémos o trabalho no dia seguinte e a partida proxima de alguns membros do staff.

Tendo sempre presente que é a vida :) que temos de partir e que mesmo que não nos voltemos a ver ficaremos para sempre na memória uns dos outros, bem no fundo recusamos essa realidade e vivemos cada dia como se fosse o último mas com a esperança de que quando abrir-mos os olhos a família vai estar no mesmo lugar...

Confesso que as músicas enviadas por uma estrela brilhante entraram-me no ouvido mas chegaram-me ao coração... e fizeram-me pensar mas quando olho para o globo e me imagino de mochila a conhecer o mundo é como se não ouvesse mais nada...que eu quisesse mais, talvez não o fazer sozinha eu quisesse mais :)

Com a certeza que não tenho muito tempo para pensar no que quero, vou adiando um dia após o outro e aproveito o presente... parece-me a melhor opção

Não gosto de por pontos finais quando vos escrevo aqui no blog... porque por mais que escreva nunca acabo o que tenho por dizer :)

Beijos com sabor a Tânia da lua com gelatina

Tania da lua