segunda-feira, julho 10, 2006

La vie est belle pour peu qu´on la vive...

Com o passar do tempo e a maioría do grupo intácto é impossível não considerar que tenho uma família e que vivo numa casa :)


Sexta decidi descansar :) Depois de ouvir umas musiquinhas boas que o vento doce me soprou de terras lusas senti em mim uma nostalgia dividida de quem ja se habituou à nova família e aperta sempre que penso que os vou deixar e de quem deixou, também, tanto para trás.


Uma noite bem dormida no quarto comum ao som da espanholada que nos chega todas as noites do Havana club e que, para ser honesta, traz uma atmosfera unica ao lugar e sábado acordei com uma energia inigualável.

Ao som do Bouré que dizia e repetia "La vie est belle pour peu qu´on la vive..." que ao bom português poderá ser traduzido como "A vida é bela para quem faz por ela" mas que em francês significa mais "A vida é bela se lhe deres uma chance" dancei com a minha vassoura enquanto limpava a cozinha e estendia os lençois...exactamente como em casa :)

Após a faxina matinal, com a letra do bouré a ecoar na minha cabeça, um sorriso nos lábios e a certeza de que tudo vai correr bem no coração saí em direcção à praia mas sem saber muito bem porquê decidi virar e rumar à parte menos apetecida da cidade: O mercado Russo.

Penso que ainda não vos falei disto... há uma parte da cidade em que tudo custa a metade do preço, onde só se vêm russos, nem sempre com o melhor aspecto e quase sempre bebados e onde existe também um mercado que quem vê de fora não se atreveria a lá entrar mas uma vez lá dentro...é um mundo!e quando pensas que o mundo acabou... viras uma esquina e tens outro mundo :) desde vegetais cozidos pelo sol, a roupas em segunda mão, maquinas fotográficas antigas, carrinhos de mão cheios de carne ao ar livre... enfim um sitio que nos deixa a pensar mas, claro do mais exotico.

Embora se saiba que não é muito bom andar por lá é claro que eu já lá vou desde que cheguei :) ao mercado nem tanto mas a um bar que serve comida russa muita boa e muita barata... ao inicio evitava ir sozinha mas agora ;) nunca fui de deixar de fazer nada por ter medo...

A visita ao mercado mostrou-se produtiva depois de comprar uma saia mesmo gira por 1.50€... não pude deixar de notar o sorriso de aprovação de uma velhota Russa que ia a passar e o seu dedinho esticado como quem diz "muito bem".

três horas depois lá segui em direcção à praia :)

À noite... bem à noite já sabemos o que aconteceu! no jogo com a frança encontrei uns tugas numa disco que me deram uma bandeira e que no final acabou por vir comigo para o hostel. No dia do jogo pendurei a bandeira na janela com um papel a dizer "Aqui há bacalhau" :) mas nem assim atraí portuguêses ou dei sorte à nossa selecção :ob mas achei piada porque agora a lituana colocou a bandeira a cobrir a mesinha do multibanco...não há que enganar! há portuguêsa no território!

Domingo foi sem dúvida um dia de família :) o John ficou a tomar conta do hostel e fomos todos até à praia. O bom de as distâncias serem tão curtas é que bem perto da cidade podemos ter acesso a praias bonitas com pinhal como cenário. O Artur ofereceu a bola e foi uma brincadeira pegada toda a tarde, mas o tempo passou rápido e era hora de voltar para casa, fazer o jantar e ver a bola!

VIVA A FRANÇA... depois da nossa derrota estava mais que decidido que iria suportar a frança... "pela família e para a família"

Bem...como isto já vai no ponto em que a família partilha o shampoo, o leite,se algum gajo nos chateia à noite os rapazes vêm em defesa, vemos se os mais novos estão em casa de manhã e tal também já chegámos a ponto e que pelo menos uma vez por semana eu cozinho para eles... ;) como tinhamos pão que nunca mais acabava lembrei-me de fazer uma açorda. O Artur ofereceu as cervejas e eu a paparóca.

Não me lembro da última vez em Portugal que comi açorda...para ser honesta nem sou grande fã. Puxei pela memória de tantas vezes ver a minha avó a cozinhar açorda e de taxos na mão comecei a trabalhar no pitéu :)

À conta dos pitéus já recebi umas quantas propostas de casamento :) mas estes gajos querem uma esposa ou uma cozinheira??? lol eu mando-os sempre ao restaurante!

Agora um à parte, por falar em casamento... pelo que vejo aqui no hostel o mundo não está muito habituado a ver pessoas que n~minimamente fazem de tudo. neste caso específico o que sentia por vezes é que como limpo, cozinho, preocupo-me com o bem estar dos meus :) e dos convidados penso que me substimavam um pouco... pois meus caros deixem-me dizer-vos que ficaram todos a bater mal quando me convidaram para jogar um jogo de estrategia financeira que pelo que percebi já jogavam há algum tempo e eu ganhei umas poucas de vezes sempre com golpadas de mestre! estava toda babada...

Bem mas hoje vinha a pensar se às vezes não é melhor passar por estúpida... se calhar é por isso que as miudas aqui representam esse papel tão bem :)

Já não bastava o outro tótó, que por acaso só é dono de todos os hosteis backpackers nos balticos e sócio do holandês neste onde estou, andar-me a chatear a bitola e como ja percebeu que não leva nada agora usa o filho, querem acreditar? como nunca quero estar só com ele agora pergunta-me se eu quero ir a praia com o puto ou se quero ir à piscina com o puto pq o puto gosta muito de mim... olha pois não é por lhe fazer as vontades todas que bem me farto de ralhar com ele para ter o sitio onde dorme limpo mas então... É POSSIVEL??

pois então, não é que um dos amigos do holandês que é conhecido da casa, um inglês, agora anda com umas conversas que não lembram ao menino jesus? que não percebo...anda tudo carente ou quê? mas o mais bonito é a maneira que eles arranjam... então este otário agora só me fala de dinheiro e do dinheiro que vai ganhar com o website que está a fazer e no caminho para a praia passámos por uma zona de casas todas giras com jardim e bla bla bla querem crer que me veio ao ouvido dizer que ia comprar uma casa ali com o dinheiro do website...eu já não o podia ouvir...

Mas o mais giro é que não sei o que estes gajos pensam! saber até sei...que eu sou estónia, mas eu não sou e a mim ninguém me compra! nem com dinheiro, nem com criançinhas indefesas...olha a merda!

Burros que nem uma porta não percebem que eu só quero uma cabana na lua, liberdade e ser feliz!

O fim-de-semana acabou com a desilusão da frança e do Artur... cansados de um fim-de-semana em família mas sempre, sempre cheio de aventuras, subimos ao nosso anexo no telhado, falámos de sonhos, esperanças, mal-dissémos o trabalho no dia seguinte e a partida proxima de alguns membros do staff.

Tendo sempre presente que é a vida :) que temos de partir e que mesmo que não nos voltemos a ver ficaremos para sempre na memória uns dos outros, bem no fundo recusamos essa realidade e vivemos cada dia como se fosse o último mas com a esperança de que quando abrir-mos os olhos a família vai estar no mesmo lugar...

Confesso que as músicas enviadas por uma estrela brilhante entraram-me no ouvido mas chegaram-me ao coração... e fizeram-me pensar mas quando olho para o globo e me imagino de mochila a conhecer o mundo é como se não ouvesse mais nada...que eu quisesse mais, talvez não o fazer sozinha eu quisesse mais :)

Com a certeza que não tenho muito tempo para pensar no que quero, vou adiando um dia após o outro e aproveito o presente... parece-me a melhor opção

Não gosto de por pontos finais quando vos escrevo aqui no blog... porque por mais que escreva nunca acabo o que tenho por dizer :)

Beijos com sabor a Tânia da lua com gelatina

Tania da lua