sábado, fevereiro 02, 2008

As cores da India


Saí do aviao, à primeira inspiraçao o odor intenso nao sabia bem de que, aquele a que chamamos frequentemente odor de monhé, entrou-me pelas narinas e a cada inevitavel sucessiva inspiraçao o odor era diferente. Os primeiros dias foram assim, cada sitio um odor.
Bombaim é, sem qualquer duvida, cansativo. Duas horas nas ruas, no meio do transito, mercados ou ate mesmo na estaçao decomboios e a necessidade de uma hora de sono era inevitavel. A convivencia com a extrema pobreza, uma realidade que nem da janela do quarto de hotel nos podemos abster. Fecho a janela, vou dormir. É verdade, estou na India…e para ficar!

Na primeira noite em Bombaim tivemos de fazer logo planos para o sítio seguinte. Apesar do conhecimento geral de que os guias sao so para tirar o essencial la nos decidimos a atravessar a India em busca do campo, montanhas e paz, “Oh por favor, sai um byriani de sossego e um Lassi de ar puro!” dado que nos esperavam 30 horas decomboio decidimos fazer uma pausanuma cidade conhecida como ”a cidade das Perolas”: Hyderabad.

Ai, ai Hyderabad... viemos a saber depois, que esta cidade com 5 milhoes de habitantes e simplesmente a cidade com o transito mais violento e ocupado…e bem se em Bombaim ja nao podiamos com o barulho e o lixoem Hyderabad comecei a perder a esperança…uma noite foi suficiente.

O que? Uma fila para tirar um impresso, umafila para entregar o impresso, ah ok aqui é só para comprar bilhetes, se quero reservar tenho de ir ali... e se quiser comprar? Nao posso? Tenho de reservar primeiro…………………….. ”nei hindi” english?

Finalmente chegamos a Araku Valley, uma vilazinha no meio das montanhas junto a uma area de tribos. Claro que nao chegamos sem peripecias… conhecemosunstipos no comboio que nos disseram para sair numa estacao onde percebemos, tarde de mais, que nao era araku… e claro como so ha um comboio por dia ou voltavamos para tras ou iamos de carro e a pagar uma fortuna……………………… foi um filme mas la conseguimos um desnecessario bom preço ate ao nosso hotel. Encontramos a paz e a genuinidade dos indianos neste vale.

Passados 3 dias resolvemos ir visitar outra parte desta zona tribal mas claro o contraste com araku fez-nos ficar decepcionados dsde a primeira noite. Apanhámos um dos unicos dois Auto-rickshaws da cidade( todos os outros sao velhinhosindianos que carregam as pessoas em bicicletaspor uns meros 20 ou 30 centimos) e fomos visitar umas cascatas engraçadas mas para ser honesta para mim foi mais para ir-me embora daquele sitio deconsciencia tranquila J

E foi entao que a caminho de Puri, por acaso, descobrimos Koraput, diria eu, a cidade dos joalheiros. Oooooooooohhhhhhhhhhhhhyyyeeeeeeeeeeaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh J
Aqui, alugámos um quarto por dois euros, sem chuveiro mascom TV e das grandes! As paredesdo quarto estavam cobertascom desenhos de flamingos em tom de verde queauma primeira vista tinham a perfeiçao depapel de parede mas rápido percebi que eram pintados a mao e oh, quando apagámos aluz aprimeira vez, o tecto estava cheio de estrelas ecometas brilhantes e nao…nao eram aquelas da natura que compramos mas feitas a mao! O hotel era tipo uma residencia de estudantes pelo que atribuo as qualidades artisticas aalguem que habitou auele quarto por muito tempo.

E dificil descansar aqui… em todo o lado vilas, cidades, campo as pessoas sao super barulhentas,o transito incrivel, buzinam, gritam, televisao as 6 da matina aos altos berros… nao tem sido facil…

Agora estamos em Puri, uma cidade bonita mas turistica. Estamos a ter a nossa primeira experiencia com couchsurfing na India. Amanha à noite vamos para Calcutá (nao me apetecia nada mas tem de ser).

Para quem já nao aguentava Lisboa, a India esta a revelar-se uma decepçao tremenda a nível social…é monstruoso o que se ve aqui. A maneira como se tratam os animais, as mulheres, as crianças, pessoas de castas inferiores e ate mesmo nos turistas que se nao nos pomos a pau nao sentimos nada de genuine.

Falarei disto numa outra ocasiao.

Apesar de tudo, ha umacoisa que adoro na India: as suas cores.

beijos como daqui ate ai.

Soon I'll translate this post to english.