quinta-feira, maio 11, 2006

desculpem lá os erros mas, apesar de estar programado para português, o meu teclado é estónio...


beijos e mais beijos com sabor a lua

Falemos baixinho que podemos ferir o orgulho a alguém...

Meus caros,

Não quero com este post parecer-vos mal agradecida. Até porque, assim como assim, aqui na Estónia estou a aprender muito!

No outro dia o meu pai disse-me que o presidente ou o minístro da Estónia foi a Portugal mostrar o modelo económico que estão a utilizar e que está a fazer com que a economia cresca três vezes mais rapido que a média da União Europeia... só não me caguei a rir ( literalmente) porque enfim...não dava jeito!

Então aqui vai, para os interessados, um breve resumo de como é que a coisa funciona aqui na áfrica do norte, como lhes chamam os verdadeiros países nórdicos:

Não é dificil de perceber que alguma coisa está errada num país onde o salário médio ronda os 450 euros e quando vais ao supermercado pagas tanto ou mais que em Portugal, Alemanha, Espanha! A roupa é caríssima e uma das coisas que surpreende toda a gente é os bruta carrões que circulam por aí...

ora pois, todos fogem aos impostos... mas fogem mesmo!!! realmente a media de ordenados ronda os 450€ mas ao lado é dado um envelope com dinheiro...

Hoteis turisticos sem multibanco... mas dessa vez fui-me aos arames... no meio de um parque nacional, sem nada à volta, sem autocarros e o unico hotel ( n era hostel era mmo hotel) nas redondezas não tinha pagamento com cartão ( o preço eram 75€/noite...)

Jantares de 500 euros, para duas pessoas, pagos em dinheiro...

E pois...já me esquecia "os carrões são das empresas" mas o engraçado é q as empresas são criadas com uma facilidade brutal exactamente para se ter vantagens nos luxos...

Estamos a 80 km do país com a menor taxa de fuga aos impostos (Finlandia) e parece que vivemos noutro continente! Miudas que só querem agarrar estrangeiros para se porem a andar ( como se ainda fosse preciso... as fronteiras estão abertas caramba!) mas depois têm os namorados ingleses, alemães, portugueses... e andam a comer gajos casados cheios do papel aqui na estónia ( E ISTO É O PRATO DO DIA!!!)

E agora experimenta dizer a um Estónio ( a qq um) isto! vai tentar desculpar-se até n ter mais argumentos, arranjar desculpas esfarrapadas e vai ficar com o orgulho ferido...

E olha quem é q veio para a estonia? a Sra que odeia desculpas esfarrapadas :) epá se um finlandês for a portugal e achar q somos desorganizados, temos mais é q admitir que realmente comparados com eles, nesse ponto, temos muito a desejar... eu propria sou a primeira a criticar o nosso sistema económico e social sem por isso ser menos patriotica! e o facto de admitirmos é o primeiro passo para avançarmos, não?

Aqui não é bem assim...

Ao inicio achei que era um caso particular epá mas agora já percebi que têm desculpas para tudo! Um exemplo pessoal, aqui no escritorio, é o inglês... o meu inglês está longe de ser perfeito mas o deles ainda está mais! se eu dou alguma gralha o meu colega n perdoa mas quando é ele finca o pé até eu cagar bem de alto e dizer q ele tem razão... eu sei que no final quem ganha sou eu,se me corrigem eu vou aprender mas o mmo n funciona ao contrario...

epá e o gajo é da minha idade!!! mas quem diz isto diz muitas outras coisas que já aprendi a ficar na minha.

O mesmo aconteceu qd eu fui a uma aula de salsa com uma estonia e comentei que a professora ( tb estonia) dançava muito bem, nem parecia estonia... a outra com quem eu estava começou a desculpar-se e a dizer q aquilo era muito treino e q qq uma conseguia........ pois, sim!

Ou como dizeres q as estonias são muita giras, ficam todos satisfeitos, mas admitir que as velhas são gordas e têm cada mustafá... aí começam as desculpas...pq isto pq aquilo... pois olha, são gordas pq comem batatas e têm bigode pq n o tiram! porra é preciso mais??? ;)

No outro dia lá na ilha almoçamos num sitio onde a empregada era uma simpatia. Eu estranhei ( comparado com tallinn) e comentei... sai-me de lá uma tótó de uma estonia a dizer que em tallinn normalmente quem serve às mesas são estudantes e que estão cansadas e tal... ah ah ah olha a quem é que ela foi dizer isso, levou logo uma resposta que nem se atreveu a continuar...

E agora o racismo? bem qd me disseram que se um casal estónio adoptasse uma chinesa ou um pretinho era noticia de jornal ia-me caindo tudo! ;)

além de que no outro dia um politico falou abertamente que eles não se querem juntar à UE mas não têm outra hipotese! Ou é isso ou são os Russos! mas ainda disse mais: Não queremos misturas, queremos manter-nos puros...

Olhem um alemão ou até mesmo um politico tuga dizer isto... estava fodido, no dia a seguir tinha a casa na sucata!

Outra coisa que me faz confusão é as mães solteiras ou divorciadas... Se és mãe solteira aqui só tens duas hipoteses, ou agarras um estrangeiro ou não tens vida amorosa até morreres pq ninguem te pega! é nogento!

Ou seja, venho a saber que o representante desta cambada de corruptos, insensiveis, racistas vai ao meu país ensinar o modelo económico??....................... a meu ver deviam esperar mais 15 anos e depois então se se mantivessem assim podiam ir aí ensinar-nos algumas tecnicas de corrução :) que pelos vistos nós temos a fama mas eles é que ficam com o proveito!

Olhem, como o meu pai diz, fazer a economia crescer não é dificil o dificil é mante-la! e para o ano vem o euro e depois veremos!

Olha, sabem que mais? viva Portugal! viva os latinos que têm bom coração! viva a quantidade de latinos que casam com mães solteiras e tratam os seus filhos como se fossem seus; viva os casais que adoptam pretinhos, amarelos, vermelhos, às riscas e às bolas! viva as misturas, VIVA A HUMILDADE, VIVA AS PEQUENAS IMPERFEIÇÕES, VIVA O AMOR, O SORRISO E OS MORENOS!!! VIVA NÓS!!!

e o resto? o resto que se foda!

tenho dito!

Tânia na lua

terça-feira, maio 09, 2006

Ilha de Saarema









Saaremaa





Lahema ( mais vale tarde que nunca!)









domingo, maio 07, 2006

Parque nacional da Terra de Lahe ou mais conhecido como Lahemaa ;o)